Sistema de avaliação e Recuperação

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

O ano letivo é dividido em quatro bimestres. Em cada bimestre são realizados:

Uma avaliação especifica por disciplina;
Um simulado que engloba todas as disciplinas;
Correção dos exercícios do TC (Tarefa de Casa);
Avaliação Global, considerando – se confecção das lições de casa e trabalhos extras, organização e apresentação do material escolar, interesse, participação, produção em sala de aula. Assiduidade e atitudes em sala;
Outros instrumentos de avaliação, como diária, oral, trabalhos, etc., a critério do professor.

Bimestralmente realizamos os Simulados, que reproduzem as exigências dos principais vestibulares e do ENEM: organização rígida e minuciosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala e questões com o mesmo nível de dificuldade;

Os principais objetivos são: familiarizar os alunos com os exames ensina – los a administrar bem o tempo disponível, habituá – lo a definir uma estratégia para a resolução de questões.

Estudantes que perderem a prova bimestral deverão requerer prova substitutiva, no prazo de 72 horas, pagando a taxa estipulada pela Tesouraria e anexando o documento que justifique a falta à prova (atestado médico ou similar).

RECUPERAÇÃO

Recuperação Obrigatória (RO): se em alguma disciplina o aluno obtiver média inferior a 6 ele terá a oportunidade de melhorar seu aproveitamento com a Recuperação Obrigatória fora do horário normal. A RO consta de uma reavaliação na matéria do bimestre em que a nota obtida tenha sido inferior a média. O estabelecimento ainda poderá proporcionar recuperação:

- Imediata, assim que for constatada a perda, e continua;

- Paralela, no período diverso ao do aluno, sem prejuízo dos dias letivos, após conhecimento dos resultados de cada avaliação;

- Intensiva, ao final do ano letivo, ou seja, todos os conteúdos básicos necessários para o prosseguimento do curso.

A frequência à recuperação paralela e intensiva (ao final de cada Unidade Letiva) poderá suprir as ausências do aluno em aula normais, valendo cada aula frequentada na recuperação por aula do período letivo normal.

O aluno submetido ao processo de recuperação intensiva deverá obter a média igual ou superior a 6 para fins de promoção.